quarta-feira, 1 de junho de 2016

A "beleza" a todo custo - Maquiagem

Quem tem o mínimo de acesso à internet já viu o Instagram, originalmente uma plataforma para exibir as fotos espontâneas que nós tiramos, porém a situação atual já não é bem essa. Fotos muito bem tratadas por mil apps ou até mesmo altamente modificadas pelo photoshop que quase descaracterizam as pessoas da foto.

Tudo isso para atingir um padrão de beleza. O que é totalmente contestável, pois: O que é beleza?

Se você jogar no Google imagens, a palavra "beauty"  verá a foto de mulheres brancas todas trabalhadas no carão com muita maquiagem e cabelo feito de salão.


Hummm,...

Quer dizer que homem não é bonito?
Quer dizer que a mulher negra, índia (...) não é bonita?
Quer dizer que mulher sem maquiagem e cabelo feito não é bonita?


Por mais que a resposta destas perguntas sejam extremamente óbvias, o subconsciente leva essas prerrogativas como padrão, fazendo com que limitemos as possibilidades de enxergar beleza.

Já que pra mim fazer o cabelo, as unhas, ou uma maquiagem poderosa não são ferramentas para me colocar dentro de um padrão com expectativas bastante altas. Pra mim, se arrumar é uma terapia de mim para mim mesma, no qual ao fim eu chego em uma representação de como estão os meus sentimentos naquele dia, por isso mesmo eu mudo um poco todo dia, e é aí que mora a magia em poder se transformar em tudo aquilo que você deseja, mas sua essência está sempre protegida por debaixo da tinta que serviu como expressão do momento.


Eu não tenho medo da minha própria vulnerabilidade, mas poder representar o poder que sinto dentro de mim através da pintura que carrego no meu rosto é libertário, porém saber que minha pele limpa é a forma mais pura que eu posso me exibir para alguém também é empoderador.

Não se deixe prender por julgamentos, seja você, suas escolhas, seja feliz...


9 comentários:

  1. Gostei muito desse post... Não estamos completamente livres dessas pressões estéticas. Eu mesma sou cheias de neuras sobre minha aparência e raramente posto foto sem filtro, só vai sem filtro se a foto natural disfarçou tudo que me incomoda. Ao mesmo tempo que amo moda e me arrumar, desde a adolescência (e olha que tenho mais de 30) não consigo sair na rua sem um mínimo de maquiagem. Eu acho isso uma prisão que ainda não consegui me libertar. Maquiagem é empoderadora e levanta a auto estima mas a "não maquiagem" também é. Acho foda as mulheres que saem sem make e se divertem horrores, um dia quero chegar nesse nível de libertação! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu saio de casa de acordo com o meu humor tem dia que é bem.. foda-se, saio de cara limpa e tá tudo certo... A única coisa que não gosto é ter vontade de sair toda montada e não ter tempo pra me montar.. hahaha
      Mas você é linda, e seu cabelo já faz muito "statement" maquiagem é só um complemento ;)

      Excluir
    2. Pois é, eu queria ser assim de sair com cara limpa e foda-se. Não consigo! Não sei se sair com um make virou um hábito ou se já está no nível "doença" mesmo kkkkk!
      Bjs e obrigada ^^

      Excluir
  2. Eu não lembro se já visitei o teu blog, mas cai nele aqui e estou adorando! E realmente, além desses padrões, os próprios comentários ofensivos de outras pessoas acabam fazendo com que pensemos duas vezes antes de postar alguma coisa. Eu mesma sou um desastre em maquiagem, então, não me vejo totalmente refém de uma make impecável, mas por outro lado, já até gosto de publicar as fotos com um pouco de edição - embora concorde totalmente com você no sentido de que edição demais acaba até desfigurando a pessoa. Beijo, moça!
    4sphyxi4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dona Asfixia!
      Esse negócio de ser refém de make.. uhmm acho difícil , pq eu realmente gosto de me expressar através da maquiagem, a dona Sana ( do Moda de Subcultura ) tem uma cor de cabelo que eu acho muito loka, mas jamais faria em mim... não cabe em mim, e se você não curte fazer uma mega make, já vi que os looks poderosos -pvc, corset, coturno- são a sua cara! Acho que é mais uma questão de saber o que você gosta de investir... e assumir isso.
      Adorei a sessão de fotos com a San, ficou muito espetacular!

      Excluir
  3. Oi Ale!
    É muito bom poder ter a maquiagem como uma ferramenta de expressão de si mesma, e não uma imposição social ou sobre si própria.
    Eu vejo meninas muitas vezes loucas por maquiagem, e trabalhando nisso com afinco, mas acabam escondendo sua verdadeira beleza e natureza, ao julgarem quem não tem a mesma relação de vício e idolatria a bases e blushes. Isso é terrível e me dá certo medo.
    Gostei da sua reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também já vi muita gente se deixando levar por essa onda de visual perfeito por meios cosméticos. Inclusive já tive muito medo de ser mais uma louca que mais se prende à maquiagem, do que se expressa por meio dela... Mas felizmente essa fase já passou.
      Bjosss Vívien

      Excluir
  4. Amei o post Ale!
    Você disse tudo!
    Usar maquiagem, fazer dela uma auto-expressão, tudo isso é muito bom, libertador e empoderador, mas sair de cara limpa sem preocupações com o que os outros vão pensar dos nossos "defeitinhos" também é. E muito!
    Eu, basicamente, não uso maquiagem no meu dia a dia. Tenho que acordar cedo pra ir trabalhar e se eu for passar maquiagem, tem que ser mais cedo ainda, então prefiro mais alguns minutos de sono. No início eu ficava bem neurada, mas depois passou. Mas na internet ainda é complicado. Até post foto sem nada de maquiagem, mas sempre tem um filtrinho básico pra melhorar a cara... rs
    É aquele ditado né, no espelho ta linda, na foto.... kkkk
    Mas apesar de não usar maquiagem no dia a dia, quando vou sair pra outros lugares, sempre uso. Como estou sempre sem maquiagem, gosto de aproveitar esses outros momentos pra me expressar um pouco mais.
    Enfim, adorei mesmo o post!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mone fico muito feliz que você tenha gostado!
      :D
      Eu sou bem resolvida nesse aspecto de aparência, não me prendo a regras ou padrões. E fico muito feliz que você também não possua tais prendimentos.
      É realmente libertador!
      BJosss

      Excluir